Definir corretamente o tamanho do Peso Líquido

Definir corretamente o tamanho do Peso Líquido

De acordo com a portaria 157 do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas)
todo produto embalado e medido sem a presença do consumidor e em condições de comercialização deve ter seu volume, seja ele peso, unidade ou volume indicado na vista principal com bom contraste de cor:

•As siglas “K” e “L” que representam Quilos e Litros devem ser maiúsculas sendo que litros ainda pode ser representado peloIPEM_texto1.png especial.



•Altura mínima dos números para unidades de peso ou mililitros:

IPEM_texto3[PT].png

•Altura mínima dos números para produtos comercializados em unidades de comprimento e número de unidades proporcional às dimensões da frente principal incluindo tampa:

IPEM_texto4[PT].png


As letras utilizadas para a grafia dos símbolos das unidades de medida deverão ter a altura mínima de 2/3 (dois terços) da altura dos números.

IPEM_texto2[PT].png

Quando por motivo de natureza técnica, devidamente justificada, a indicação quantitativa não puder constar na vista principal, o tamanho dos caracteres utilizados deve ser, no mínimo, 2 (duas) vezes superior ao estabelecido.

O uso do termo “Peso Líquido” a partir desta portaria é de uso facultativo, porém quando utilizado deve seguir as mesmas regras dos elementos que representam as medidas.